Embaixada da República de Cabo Verde na República de Angola
Rua Emílio M'Bidi, nº3, Alvalade, Luanda
Serviço Consular aberto de segunda a sexta feira das 08:00 às 13:00
+244 222 321 765
Rua Emílio M'Bidi, nº3, Alvalade, Luanda
Serviço Consular aberto de segunda a sexta feira das 08:00 às 13:00
+244 222 321 765
Dr. Jorge Figueiredo
Embaixador
Comunicado do Sr. Embaixador
Caras concidadãs e concidadãos cabo-verdeanos, caros utentes eventuais, sejam eles angolanos ou estrangeiros.
É com o maior prazer e honra que vos apresento a Plataforma on-line da Embaixada de Cabo Verde em Angola, numa altura em que vê sua responsabilidade Diplomática ampliada por mais seis países: Moçambique, Namíbia, África do Sul, Botswana, Seicheles e Ilhas Maurícias.
De forma muito sintética, gostaria de apresentar a Plataforma como uma das várias ações que esta Embaixada pretende levar a cabo com o objetivo final de melhor servir a todos quantos, pelas razões mais diversa, procuram os nossos serviços. Deitando mão dos atributos das novas tecnologias e colocá-los ao vosso/nosso dispor, esta plataforma pretende compilar o mais exaustivamente quanto possível, informações sobre a Embaixada e seus serviços consulares e assim facilitar a vida de todos, evitando particularmente, deslocações desnecessárias e perdas de tempo, tão preciosas nesta grande cidade de Luanda. Desde logo, socializar com os interessados o seu Organigrama e respetivo fluxo de responsabilidades, onde se ficará a saber quem são e o que fazem os funcionários desta Missão Diplomática (MD), desde de o Embaixador e Diplomatas; aos responsáveis dos serviços e departamentos, bem como os restantes trabalhadores.
Para além deste conjunto importante de informações, pretende a Plataforma ser um instrumento dinâmico de interatividade entre os utentes e a MD, permitindo, tanto quanto possível, manter o cidadão informado de todas as atividades desenvolvidas por esta MD tanto oficiais quanto lúdicas; das visitas que as entidades oficiais cabo-verdeanas fazem a este País irmão; reduzir a necessidade dos cidadãos se deslocarem à Embaixada para o tratamento de assuntos que podem, perfeitamente, ser tratados via On-line.
A Embaixada criou um novo serviço, o Gabinete de Ação Social (GAS). Este Gabinete pretende dotar esta MD de capacidades para responder com qualidade em áreas como: intervenção social junto de idosos em situação de risco; melhorar o acesso das nossas crianças e jovens ao ensino; minorar os efeitos da dificuldade no acesso à saúde e, finalmente, mas não menos importante, trabalhar o tema da preservação da nossa cultura, desde a nossa língua materna, música, gastronomia, pintura, artesanato e todas as outras formas de manifestação da Cultura Cabo-verdeana.
Esta ocasião parece-nos propícia para também informar que abrimos concurso para suprir as nossas necessidades em pessoal. É assim que entrou em funções uma Técnica Social, formada em Psicologia para assumir as atividades desenvolvidas pelo GAS; estão neste momento a ser contratadas duas técnicas que irão assumir responsabilidades nas áreas das Finanças, Património e dos Recursos Humanos, áreas da maior importância que até à data eram deficientes; finalmente pretendemos por cobro a eventuais irregularidades contratuais existentes, passando o pessoal a ter um vinculo certo com a instituição e a Instituição totalmente regularizada com os Serviços Central. Finalmente, demos início às obras na Residência Oficial, que se encontra bastante avançada, prevendo o seu términus para dezembro do corrente. Logo de seguida será a vez da Embaixada/ Consulado, cujas obras irão melhorar de sobremaneira as condições de trabalho e de atendimento desta MD.
Termino apelando aos utentes, que interajam com a Instituição, lendo, Sugerindo, participando, pois só assim poderemos efetivamente melhorar e prestar cada vez melhor serviço a todos.
O Embaixador
Jorge St`Aubyn Figueiredo.
Ao Vosso Serviço
Foto: Equipa da Embaixada de Cabo Verde em Luanda-Angola