Odoo • Image and Text

A Nossa Comunidade

Não se conhece com precisão a data de início da emigração, contudo, nos anos cinquenta do séc. XX verificou-se um maior afluxo de  emigrantes Caboverdianos com destino á Angola. Uma relação secular entre os dois países que nos leva a uma acentuada comunidade caboverdeana residente neste País. Embora muitos caboverdianos tenham alcançado sucesso a nível profissional, social e económico, não podemos fechar os olhos a outros que vivem em situação de extrema vulnerabilidade, apresentando carencias básicas, nomeadamente a nível do saneamento, saúde e educação. 

A comunidade cabo-verdiana é heterogénea e está dispersa pelo território angolano, podendo-se apontar Luanda, Benguela, Cabinda, Huíla, como as regiões de maior concentração.

A comunidade é também díspare em termos de época de chegada. Existe uma comunidade antiga de pessoas que vieram de Cabo Verde (anos 50 do séc.XX) para trabalhar na agricultura, especialmente na indústria açucareira. Igualmente, durante a época colonial um número considerável de cabo-verdianos ocupou cargos nas estruturas intermédias da Administração Pública (sobretudo nos anos 60 e 70), havendo um número considerável de descendentes destes primeiros grupos.

 

Uma comunidade mais recente terá chegado a Angola a partir dos anos 2000, constituída por profissionais formados em diferentes áreas e por mão de obra  da construção civil.

De um modo geral, pode-se dizer que a comunidade está bem integrada e goza das boas relações existentes entre os Estados Cabo-verdiano e Angolano.